Conheça nossa equipe de pesquisadores
COORDENAÇÃO

FÁBIO DAURA JORGE
Biólogo, doutor em Ciências Biológicas pela UFPR e docente do Departamento de Ecologia e Zoologia da UFSC. Meu interesse central é integrar ecologia populacional e comportamental, utilizando mamíferos marinhos como principal, mas não único, modelo biológico. Também colaboro e supervisiono projetos que transitam na pela ecologia trófica, pesqueira e ecossistêmica. Além da pesquisa, tenho grande interesse na docência e uma visão colaborativa e cooperativa do universo acadêmico. Meu trabalho é fascinante, mas valorizo imensamente a vivência de outros ambientes. Velejar é sempre uma válvula de escape, e o tempo com família uma prioridade. Afinal, “the true biologist deals with life, with teeming boisterous life, and learns something from it, learns that the first rule of life is living (John Steinbeck)”.
daurajorge at gmail.com

PAULO CÉSAR SIMÕES LOPES
Biólogo e PhD, professor titular do Departamento de Ecologia e Zoologia, Centro de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Santa Catarina. Experiência na área de Zoologia de Mamíferos Marinhos, com ênfase em Morfologia, Biomecânica do Esqueleto e Alterações Dentárias, Anatomia Comparada, Zooarqueologia, Ecologia Populacional, Comportamento Animal e Sistemática dos Cetáceos e Pinípedes. Orientador em Pós-Graduação no Curso de Ecologia da UFSC e também colíder do Grupo de Pesquisa “Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LAMAQ)” e revisor ad-hoc de dezenas de periódicos internacionais. Publicou mais de 160 artigos científicos e capítulos de livros especializados, além de seis livros de divulgação da ciência.
pcsimoeslopes at gmail.com
TÉCNICO

MAURÍCIO EDUARDO GRAIPEL
Me graduei em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e me doutorei em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Sou servidor da UFSC desde 1985, sendo estagiário do Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LAMAQ) da Universidade Federal de Santa Catarina entre 1988 e 1992, ano que passei a integrar a equipe do LAMAQ como servidor tecnico-administrativa (TAE), sendo atualmente curador da coleção científica de mamíferos terrestres da UFSC e pesquisador colaborador em váriaos projetos, como, Parques & Fauna, Fauna Floripa e PELD BISC: Biodiversidade de Santa Catarina. Tenho experiência na área de Ecologia, com ênfase em conservação de mamíferos terrestres; evolução morfológica e adaptações; paleoecologia, com ênfase nas extinções de megafauna do Quaternário e divulgação científica.
DOUTORANDOS

ANABELA DA SILVA MIRANDA
Sou bióloga (Universidade Federal do Pará - UFPA), mestre em Zoologia (Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC) e doutoranda em Ecologia (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC). Fui bolsista do programa IGUi ecologia, pesquisando acerca do gênero Stenella na Plataforma Continental Amazônica e integrante do Grupo de estudos de mamíferos aquáticos da amazônia (GEMAM) e do Instituto Bicho d'água, atuando com conservação e manejo de mamíferos aquáticos. No Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos de Ilhéus (GPMAI), pesquisei acerca da biologia comportamental de baleias-jubarte frente ao turismo de observação. Atualmente, pesquiso sobre a distribuição e movimentação de grandes baleias no Oceano Atlântico Sul Ocidental, utilizando dados de fotoidentificação, de gravador acústico subaquático e de telemetria satelital. Possuo experiência em geoprocessamento, telemetria satelital, modelagem de distribuição, conservação e drone monitoramento, com ênfase em comportamento animal e interferências antropogênicas da atividade turística.

HANNA PONTES PASSOS
Sou bióloga formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (2022) e Mestre em Ecologia pela UFSC (2025) ingressei no LAMAQ em 2023 no mestrado quando teve início a minha caminhada com os cetáceos. Durante o mestrado desenvolvi um projeto de marcação-recaptura através da bioacústica com a população de botos-da-tainha (Tursiops truncatus gephyreus) em Laguna. Atualmente, sou doutoranda do laboratório seguindo na mesma linha de trabalho, dessa vez meu projeto tem como foco investigar o papel de um único sinal acústico: o assobio assinatura, no comportamento social dos botos de Laguna, tendo minhas áreas de maior interesse combinadas, comportamento de cetáceos e acústica.

JOÃO PEREIRA
Sou biólogo formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Atualmente desenvolvo meu mestrado em Ecologia pela mesma universidade. Minha principal linha de pesquisa é a ecologia comportamental, a qual avalio e venho tentando entender a dinâmica da pesca em Laguna, onde pescadores artesanais pescam com o auxílio de botos-da-tainha. Além disso, busco avaliar as variações comportamentais dos pescadores e como estas afetam o sucesso de captura, em relação a fatores fisiológicos, de espaço e físicos. Evolução, comportamento social e teoria sistêmica são os pilares da minha curiosidade, além das pessoas que continuam a me fornecer um querosene que mantém a chama da busca pelo conhecimento acessa. A natureza é esplêndida. “I took a walk in the woods and came out taller than the trees” (Henry Thoreau).
joao.vallepereira at gmail.com

LU BECKER PEREIRA
Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas, mestrado em Ecologia, e doutorado em andamento também em Ecologia, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Já desenvolveu trabalhos sobre a morfologia dos pinípedes otarídeos, estimativas de idades e ecologia trófica.
MESTRANDOS

BRUNA BALEEIRO DOS SANTOS
Sou bióloga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ecologia da mesma instituição. Faço parte da equipe do LAMAQ desde 2021, onde desenvolvi meu Trabalho de Conclusão de Curso e, atualmente, realizo meu mestrado, intitulado “Parâmetros populacionais da baleia-jubarte no Banco de Abrolhos: 35 anos de monitoramento”, no qual investigo a dinâmica populacional da espécie a partir de dados de fotoidentificação e modelos de marcação e recaptura. Atuo também como pesquisadora bolsista no Projeto MARESIS, em parceria com o Instituto Baleia Jubarte (IBJ), analisando o comportamento de cetáceos a partir de registros obtidos por TAGs (CATS).
brunabaleeiros at gmail.com

GABRIELA DA COSTA OMS
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharela em Ciências Biológicas pela UFSC em 2018. Técnica em fotoidentificação no Projeto de Monitoramento de Cetáceos na Bacia de Santos (PMC-BS). Trabalha em embarques de monitoramento e pesquisa como observadora de bordo de mamíferos aquáticos e quelônios.

NÁDIA FREITAS
Sou graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (2017) e fui bolsista do Programa Ciências Sem Fronteiras na Austrália (2013 – 2014). Em 2016, fui estagiária do Projeto Baleia Jubarte, em Caravelas-BA. Em 2018, retornei ao IBJ como observadora de bordo, e sou pesquisadora dessa instituição desde então. Atualmente sou bolsista responsável pelas análises de aerofotogrametria do projeto MARESIS (Respostas Individuais dos Mamíferos Marinhos à Sísmica), executado pelo IBJ em parceira com a Socioambiental Consultores Associados. Desde 2024, sou estudante de mestrado no Programa de Pós-graduação em Ecologia da UFSC. Minha pesquisa procura entender quais variáveis ambientais explicam a variação espacial e temporal na densidade das baleias-jubarte na região costeira do Banco dos Abrolhos. Tenho experiência no monitoramento de cetáceos embarcado e em portos, na coordenação de estagiários, e em diferentes métodos de pesquisa, incluindo fotoidentificação, ponto fixo, telemetria com TAGS arquivais, aerofotogrametria e coleta de borrifos.
nadiamariafreitaseduardo@gmail.com
nadia.freitas@baleiajubarte.org.br
GRADUANDOS

ANA PAULA SURH
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Sou estagiária voluntária no Laboratório de Mamíferos Aquáticos (Lamaq) desde 2022, onde atuo na preparação de carcaças para tombamento em coleção científica, participo do projeto de extenção e desenvolvo o Trabalho de Conclusão de Curso com foco em encalhes de toninha (Pontoporia blainvillei).

CÍNTIA DE QUADROS LOPES
Graduanda, oitavo semestre, em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desde 2024 é vinculada ao Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LaMAq), onde participa das atividades de extensão universitária, bem como desenvolve seu projeto de conclusão de curso com foco em ecologia comportamental e populacional na cooperação entre botos e pescadores no sul do Brasil, sob orientação do Prof. Dr. Paulo César de Azevedo Simões Lopes, no Departamento de Ecologia e Zoologia da UFSC. Além disso, realiza estágio não obrigatório com a Associação R3 animal, no Parque do Rio vermelho, atuando na área de manejo dos animais marinhos em reabilitação e na educação ambiental promovida pela associação.

FERNANDA FERREIRA PEVERARI
Graduanda no nono semestre do curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), câmpus Florianópolis. Iniciou sua trajetória na pesquisa com mamíferos marinhos no Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LAMAq/UFSC), como voluntária no quarto semestre da graduação, colaborando no processamento de dados de fotoidentificação. Atualmente, é bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) no projeto 'Fotoidentificação e estimativa de parâmetros populacionais da metapopulação do boto-da-tainha (Tursiops truncatus gephyreus)', desenvolvido em articulação com o Projeto Gephyreus e PELD SELA (CNPq). Integra o grupo de pesquisa do LAMAq/UFSC, onde contribui para a rotina laboratorial, ações de educação ambiental e manutenção da coleção científica de mamíferos.

GRAZIELLY GOMES
Sou graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e integrante do Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LAMAq) desde março de 2025. Atuo nas atividades de rotinas laboratoriais, organização e manutenção da coleção científica, bem como nas ações de extensão e educação ambiental.

GIO CALVO
Sou graduando em licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Faço parte do LAMAq desde 2022, atuando nas rotinas do laboratório ligadas a manutenção da coleção científica e como bolsista na fotoidentificação de cetáceos no Projeto de Monitoramento de Cetáceos da Bacia de Santos (PMC-BS).

GUSTAVO NOBRE DOS SANTOS
Graduando em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e integrante do Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LAMAQ/UFSC), onde participo das atividades de manutenção da coleção científica e de ações de extensão em educação ambiental. Atuo como bolsista na fotoidentificação do Projeto de Monitoramento de Cetáceos da Bacia de Santos (PMC-BS). Desenvolvo meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre ecologia comportamental do boto-cinza (Sotalia guianensis) da Baía Norte de Florianópolis, sob orientação da MSc. Júlia Pierry e do Dr. Paulo Simões-Lopes. Tenho experiência em pesquisa e conservação de mamíferos marinhos, com passagens pelo Instituto Baleia Jubarte (Caravelas/BA e Ilhabela/SP), Projeto Boto-Cinza (IPEC – Cananéia/SP) e Projeto Franca Austral (Instituto Australis – Imbituba/SC). Meus principais interesses incluem comportamento, ecologia e conservação de cetáceos.

JARA RAMPON
Sou graduanda em Ciências Biológicas pela UFSC e integro o LAMAQ como estagiária desde abril de 2022, atuando na fotoidentificação e análise de lesões epidérmicas de cetáceos pelo Projeto de Monitoramento de Cetáceos da Bacia de Santos (PMC-BS). Vinculada a este projeto, desenvolvo meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sob orientação do Prof. Dr. Fábio Daura-Jorge e da Dra. Samira Costa da Silva, buscando investigar a distribuição espacial e temporal de lesões epidérmicas de origem antrópica em cetáceos na Bacia de Santos. Atuo também como bolsista no Projeto MARESIS (Respostas Individuais dos Mamíferos Marinhos à Sísmica), executado pelo Instituto Baleia Jubarte em parceria com a Socioambiental, com foco na análise dos aspectos de saúde.

MATHEU DA SILVA NORENBERG
Graduando pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuo em pesquisas com mamíferos marinhos, combinando atividades de extensão e curadoria de coleções científicas. Minha experiência inclui estágios no Projeto Franca (Instituto Australis) e, atualmente, no Projeto de Monitoramento de Cetáceos (PMC), desde 2024. Como bolsista do projeto MARESIS (desde maio de 2025), auxilio na análise de dados acústicos para avaliar os impactos da sísmica em cetáceos. Tenho grande interesse e foco em temas como conservação, distribuição e uso de habitat de mamíferos aquáticos.

SOFIA MARCELINO
Sou graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e integrante do Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LAMAq/UFSC) desde 2023, atuando na manutenção e tombamento de material em coleção científica. Atualmente sou bolsista de Iniciação Científica do CNPq, desenvolvendo pesquisa em comportamento animal e bioacústica no Projeto MARESIS (Respostas Individuais dos Mamíferos Marinhos à Sísmica), em parceria com o Instituto Baleia Jubarte. Tenho experiência em conservação da fauna silvestre, incluindo manejo e reabilitação de animais, rotinas laboratoriais e ações de educação ambiental, com passagem pela Associação R3 Animal (CePRAM/PMP-BS).
PESQUISADORES COLABORADORES

ALEXANDRE MARCEL DA SILVA MACHADO
Sou Biólogo e doutor em Ecologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tenho interesse particular em ecologia comportamental e ecologia de populações. Desde o doutorado, tenho investigado como botos-da-tainha diferem no uso de uma tática de forrageio especializada com pescadores artesanais. Quero quantificar os efeitos dessa variação individual para a população de botos-da-tainha e suas implicações para a manutenção da interação boto-pescador. Associado ao LAMAq-UFSC e ao Instituto Baleia Jubarte, também participo do projeto [MARESIS] (https://www.baleiajubarte.org.br/post/projeto-maresis-amplia-fronteiras-da-pesquisa-de-baleias-no-brasil), investigando respostas comportamentais dos cetáceos ao ruído antropogênico.

ANA CAROLINA RAMA
Sou bióloga e mestre em Ecologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Integro a equipe do LAMAq desde 2016, onde iniciei como estagiária auxiliando as atividades rotineiras do laboratório, e posteriormente integrei a equipe de fotoidentificação do Projeto de Monitoramento de Cetáceos na Bacia de Santos (PMC-BS). Conclui o mestrado intitulado 'Distribuição, movimentos e mergulho das orcas, Orcinus orca, no Atlântico Sul Ocidental' no LAMAq sob orientação do Prof. Dr. Paulo César Simões-Lopes em 2025. Trabalho como Observadora de Bordo de Mamíferos Marinhos (MMO) em embarques de monitoramento e pesquisa de cetáceos.

ANA COSTA
Possuo graduação em Ciências Biológicas pela UFSC, mestrado em Biologia pela UNISINOS, e doutorado em Biologia Ambiental e Evolutiva pela University of Louisiana at Lafayette (Estados Unidos). Atualmente sou professora de graduação da University of Miami. Participo do LAMAQ desde 2005, quando comecei meu estágio de graduação, e hoje atuo como pesquisadora colaboradora, participando em vários projetos de genética populacional, morfologia, e taxonomia. Eu faço uso de uma abordagem interdisciplinar (baseada em técnicas morfológicas e genéticas) para melhor entender como indivíduos e populações de pequenos cetáceos se diferenciam espacialmente e temporalmente. Um ponto central da minha pesquisa é a aplicação desses achados na conservação e manejo de populações, subespécies, e espécies.
anapbccosta at gmail.com

ANDRÉ FERNANDES NOGUEIRA
Sou biólogo formado pela UFSC e iniciei minha pesquisa com cetáceos através do LAMAQ em 2017. Durante a graduação fui estagiário no Projeto de monitoramento de Praias (PMP-BS) e no Instituto Australis, onde avaliei a ontogenia comportamental dos filhotes de baleia-franca durante a temporada reprodutiva na região da APA da Baleia Franca. Em 2019, finalizei a graduação como estagiário na SocioAmbiental Consultores Associados, atuando no Projeto de Monitoramento de Cetáceos da Bacia de Santos – PETROBRAS. Hoje atuo como MMO para o PMC e como pesquisador associado do Instituto Australis participando do desencalhes de grandes cetáceos. Durante o estágio na SocioAmbiental desenvolvi também dardos de carbono para biópsia em cetáceos e abri a Mysticeta Research, empresa que desenvolve equipamentos para pesquisa, atividades de educação ambiental e produção áudio visual para divulgação.

BEATRIZ SPRESSON CANAZAVA
Bióloga na UFSC e atualmente sou técnica do Projeto de Monitoramento de Cetáceos da Bacia de Santos (PMC-BS), onde faço parte da equipe que processa e organiza os dados de foto identificação. Em 2019, estagiei no Projeto Baleia Jubarte atuando no Ponto Fixo de Observação localizado no Arquipélago dos Abrolhos onde, além do trabalho com as baleias jubarte, fiz parte da equipe do ICMBio, auxiliando em todas as atividades do PARNAM Abrolhos. Dentre muitos caminhos que almejo traçar na ciência, procuro construir de maneira horizontal e coletiva, entendendo que a ciência é política e temos urgência em torná-la acessível para todes.

BIANCA ROMEU
Bióloga, doutora em Ecologia pela UFSC. Iniciei meus estudos com cetáceos em 2008, como estagiária no LAMAQ e no Instituto Baleia Jubarte. Desde então, desenvolvo e participo de projetos, utilizando diversos métodos: fotoidentificação, amostragem de distância (distance sampling), biópsia e acústica. A acústica de cetáceos é meu foco principal de estudo. Desde 2010 desenvolvo pesquisa sobre os botos-da-tainha (Tursiops truncatus gephyreus) em Laguna/SC. Além disso, atuei como pesquisadora voluntária no Projeto Rorqual (Associação Edmaktub, Espanha), como assistente técnica no Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS) e como observadora de bordo e operadora de monitoramento acústico passivo no Projeto de Monitoramento de Cetáceos (PMC-BS). Também tenho experiência como professora em cursos pré-vestibulares, EJA e ensino fundamental. Atualmente sou servidora tecnico-administrativa em educação (TAE) na UFSC, responsável pela coleção científica de mamíferos marinhos da UFSC, e me mantenho como pesquisadora colaboradora do Lamaq.

CAROLINA BEZAMAT
Possuo graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Ecologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. No mestrado, estimei a densidade de baleias-jubarte Megaptera novaeangliae em uma área de reprodução e o risco de colisão com navios-barcaça. No doutorado, estudei a dinâmica e viabilidade da população de botos-da-tainha Tursiops truncatus gephyreus em Laguna, Santa Catarina. Atualmente, faço parte do “Projeto gephyreus: avaliação de risco de extinção do boto no Brasil” (FBPN), sou pesquisadora associada do LAMAQ/UFSC e do Instituto Baleia Jubarte, coordenadora de pesquisa do ProFRANCA/Instituto Australis (Programa Petrobras Socioambiental) e coordenadora das campanhas de Avistagem Aérea do Projeto de Monitoramento de Cetáceos na Bacia de Santos (PMC-BS), junto à Socioambiental Consultores Associados.

CLARISSA RIBEIRO TEIXEIRA
Sou licenciada e bacharel em Ciências Biológicas pela UFPR, e mestre em Zoologia pela mesma universidade. Durante a graduação e mestrado, avaliei as estratégias de comportamento de cuidado parental do boto-cinza em diferentes classes etárias no Complexo Estuarino Lagunar de Cananéia e Guaraqueçaba. Em 2016, tive a oportunidade de iniciar meu doutorado em Ecologia pela UFSC através do LAMAQ, fugindo (um pouco) da ecologia comportamental, para avaliar a ecologia trófica do boto-cinza em diferentes escalas ecológicas através da análise de isótopos estáveis de carbono e nitrogênio. Atualmente estou finalizando o doutorado e atuando também como técnica de ecologia comportamental do Projeto Boto-Cinza (IPeC) em Cananéia-SP.

DENIS HILLE
Sou formado no curso de Biologia Marinha, da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. iniciei os trabalhos na cetologia em projetos de pesquisa voltados a ecologia e conservação de cetáceos na Baía da Babitonga desde o primeiro ano de graduação. Após formado, iniciei a carreira profissional trabalhando como “Marine Mammal Observer” (MMO) em navios de prospecção sísmica, o qual realizei por seis anos. No final de 2015, ingressei como MMO no Projeto de Monitoramento de Cetáceos da Bacia de Santos, onde desenvolvo atividades de campo voltado a coleta de dados de fotoidentificação, biópsia, telemetria e imagens de drone, o qual desenvolvo até o presente momento.

ERIC ZETTERMANN DIAS DE AZEVEDO
Graduação e mestrado em matemática pela UFSC. Doutorado em Ecologia pela UFSC Professor adjunto no departamento de ciências biológicas da UDESC/Laguna. Trabalho com modelos matemáticos aplicados à gestão de recursos naturais, buscando responder como as questões ecológicas, econômicas e sociais se entrelaçam em cada sistema socioecológico associado a extração de algum recursos natural. Investigando essa pergunta podemos contribuir com subsídios para gestão sustentável desses sistemas.

JORGE CHEREM
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e mestrado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999). É pesquisador colaborador do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e do Laboratório de Paleontologia da Universidade Federal de Santa Catarina, e associado do Instituto Tabuleiro. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em mamíferos terrestres, atuando principalmente nos seguintes temas: levantamento faunístico, monitoramento e resgate de fauna, coleção científica, e morfologia craniana.
jjcherem at gmail.com

JULIA CAVALLI PIERRY
Sou bióloga formada pela UFSC e pesquisadora de cetáceos formada pelo LAMAQ, onde iniciei minha carreira em 2012. Entre estágio voluntário, iniciação científica, TCC, congressos, e trabalhos de descarne, educação e manutenção da coleção biológica, foi nesse laboratório que nasceu a pesquisadora que antes vivia nos meus sonhos. Desde 2014 estudo a população mais austral de botos-cinza, residentes da Baía Norte da Ilha de Santa Catarina. Em 2020 concluí o mestrado em Ecologia na UFSC, onde estudei a resposta comportamental dessa população de botos-cinza ao playback de outra espécie de golfinhos que co-ocorrem na região. Atualmente sou doutoranda em Zoologia na Universidade Federal do Paraná (UFPR), e minha tese busca comparar o comportamento de diferentes populações de botos-cinza na costa brasileira. Sou pesquisadora associada ao LAMAQ, ao Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC) e ao Lab For Animal Behavioral Interaction Research in the Ocean (LABIRINTO), da Oregon State University.
juliapierry at yahoo.com.br
laradal_91 at hotmail.com

LARISSA DALPAZ
Sou bióloga e mestra pelo PPG em Ecologia da UFSC, integrante da família LAMAQ desde 2016. Atualmente, doutoranda no mesmo Programa e bolsista “STOPBycatch” do VIVA Instituto Verde Azul. Meu grande interesse está na ecologia dialógica e aplicada à conservação marinha. Neste sentido, navego por áreas que incluem: análise de métodos, ecologia populacional, diversidade funcional em comunidades, serviços ecossistêmicos e interações pesqueiras. Tenho experiência em monitoramento de cetáceos e quelônios, tanto em obras e terminais marítimos quanto a bordo. Sou ativista por justiça socioambiental e por uma perspectiva de conservação marinha engajada, além de feminista e pedaleira.

MACARENA AGRELO
Sou bióloga pela Universidade de Buenos Aires, mestra e doutoranda em Ecologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Durante a minha graduação trabalhei na área da química biológica com ênfases em ecotoxicologia e contaminação aquática. Durante meu mestrado no LAMAQ trabalhei com a população de botos de Laguna avaliando o efeito dos impactos antropogênicos na sua distribuição. A minha pesquisa de doutorado tem como objetivo estimar os parâmetros populacionais das baleias francas que se reproduzem na Argentina. Assim como avaliar os efeitos das mudanças climáticas e ameaças locais na sobrevivência e recuperação da população. Meu amor pelas baleias e pelo mar traçou o meu caminho, e atualmente sou pesquisadora responsável pela linha de pesquisa de ecologia de populações na ONG Instituto de Conservación de Ballenas.
maca.agrelo at gmail.com
mauriciocantor at yahoo.com

MAURICIO CANTOR
Participo do LAMAQ desde 2009, quando fui estudante de mestrado na UFSC. Atualmente contribuo como professor colaborador no PPG em Ecologia da UFSC e em Sistemas Costeiros e Oceânicos da UFPR, e é pesquisador no Department for the Ecology of Animal Societies, Max-Planck-Institut of Animal Behaviour, Alemanha. Minha pesquisa busca conectar ecologia comportamental com ecologia de interações testando modelos teóricos com dados empíricos. Tenho particular interesse em entender como sistemas sociais animais evoluem a partir de regras simples de interação entre indivíduos e ambiente, e como seleção natural atua no comportamento social resultante. Botos e baleias são meu principal modelo devido à diversidade comportamental, aprendizado e complexidade social—sem contar os desafios de estudo em campo. Saiba mais em minha página pessoal.

MARTA JUSSARA CREMER
Bióloga, Mestre em Ecologia e Doutora em Zoologia. É professora da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE, onde coordena o Laboratório de Ecologia e Conservação de Tetrápodes Marinhos e Costeiros - TetraMar e também é curadora do Acervo Biológico Iperoba, que reúne coleções osteológicas e de tecidos de répteis, aves e mamíferos. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Meio Ambiente da UNIVILLE, e do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFSC.

SILVINA BOTTA
Possui graduação em biología com orientação em ecologia - Universidad Nacional de La Plata (1999) (título homologado pela Universidade Federal do Rio Grande - Brasil) e mestrado e doutorado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Rio Grande-FURG (2005-2011). Atualmente é professora adjunta vinculada ao Instituto de Oceanografia da FURG e atua como docente permanente e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Oceanografia Biológica. Tem experiência na área de Biologia e Ecologia Geral, com ênfase em Megafauna Marinha, atuando principalmente nos seguintes temas: parâmetros populacionais, conservação, capturas acidentais, ecologia trófica, uso do habitat, isótopos estáveis, Laser Ablation-ICPMS, mamíferos e tartarugas marinhas.
